Pressione Enter

Sabes o que é um Fundo de Investimento?

26/02/2025

Um fundo de investimento é um instrumento que permite ao investidor aceder ao mercado financeiro não diretamente, mas através de investimentos diversificados.

Um fundo de investimento é um instrumento que reúne o património de um grande número de investidores com o objetivo de investir em determinados ativos de acordo com uma estratégia pré-estabelecida (que pode ser consultada no KID/IFI e no Documento Único do fundo). Estes investidores são chamados de participantes e podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

O fundo de investimento é gerido e representado por uma sociedade gestora que opera sob um controle de risco e com o objetivo de obter retornos para os participantes através de investimentos em diversos ativos financeiros.

O rendimento obtido será atribuído a cada participante de acordo com a proporção que o seu investimento representa (número de unidades de participação) no total de património do fundo.

Para garantir a segurança dos investidores, os ativos do fundo são custodiados por uma sociedade depositária, que exerce funções de supervisão e garantia.

No caso dos fundos Santander a sociedade gestora é a Santander Asset Management, e o depositário é o Banco Santander.

Quais as vantagens de investir em fundos de investimento?

 Gestão Profissional:  gestão profissional dos ativos proporciona diversos benefícios para investidores, especialmente para aqueles que não possuem tempo, conhecimento técnico ou experiência para acompanhar os mercados financeiros de forma aprofundada. Ao investir em fundos o investidor pode esperar a monitorização permanente a carteira do fundo por parte de uma equipa de gestão especializada em mercados e produtos financeiros.

 Segurança:  São instrumentos com uma elevada diversificação (ações, obrigações, matérias-primas, moedas, etc)., o que reduz o risco de perdas significativas. São propriedade dos seus participantes e regulados por um supervisor (CMVM).

 Transparência:  As caraterísticas dos fundos estão detalhadas nos Documentos Únicos. A sua informação é pública e existe um controlo diário.

A reter...

 Participante:  A pessoa física ou jurídica que investe num fundo de investimento.

 Sociedade Gestora:  A entidade que toma as decisões de investimento e administra o capital investido pelos participantes para a compra de diferentes ativos financeiros que compõem a carteira do fundo.

 Custódia:  Responsável pela custódia dos ativos e do património do fundo e pela supervisão das atividades da sociedade gestora em benefício dos participantes.

 Liquidez:  Liquidez total e quase imediata ao preço de mercado. O investidor poderá resgatar o seu capital a qualquer momento, no entanto há que ter em conta os prazos de resgate constantes na documentação legal do fundo.