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Informações Relevantes para o Cliente

Conheça a Conduta de Mercado e o tratamento de reclamações.

Como apresentar uma reclamação junto da Santander Pensões?

Sem prejuízo do regime legal aplicável, as reclamações devem ser dirigidas à Santander Pensões, Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A., por escrito endereçado ao Departamento Marketing e de Produto, preferencialmente, mas sem excluir outros meios, nos termos do Formulário de Participações e Reclamações anexo à Política de Reclamações, através de qualquer dos seguintes canais de comunicação:

Via Postal:
Santander Pensões, Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. –
Rua da Mesquita, n.º 6 - Torre A - 7/C, 1070-238 LISBOA
Via Correio Eletrónico:
reclamacoes.sam@santander.pt
Livro de Reclamações Físico:
nas instalações da sociedade gestora, na Rua da Mesquita, n.º 6
Torre A - 7/C, 1070-238 LISBOA
Livro de Reclamações Eletrónico:
https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/

Quem é o responsável pela gestão de reclamações na Santander Pensões?

Santander Pensões, Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A.
Departamento de Marketing e Produto
Rua da Mesquita, n.º 6 - Torre A - 7/C, 1070-238 LISBOA
Telefone: +351 210 524 000
Email: reclamacoes.sam@santander.pt

Como posso reclamar junto da ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões?

Os contribuintes, participantes, beneficiários e lesados podem apresentar uma reclamação à ASF relativa a atos ou omissões de uma entidade supervisionada, desde que tal reclamação tenha sido previamente apresentada à entidade reclamada e não tenha sido resolvida.

A ASF apenas aprecia as reclamações que não estejam pendentes noutras instâncias e às quais não tenha sido dada resposta pela entidade reclamada no prazo máximo de 20 dias úteis contados a partir da data da respetiva receção ou quando, tendo sido dada uma resposta, o reclamante discorde do sentido da mesma.

As reclamações que reúnam as condições de elegibilidade são apresentadas, preferencialmente, mediante o preenchimento de formulário disponível no Portal do Consumidor, prestando as informações e juntando os documentos ali requeridos, nomeadamente:

a) Nome completo e dados de contacto do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o representa
b) Número do documento de identificação do reclamante
c) Procuração outorgada pelo reclamante a favor da pessoa que o representa, caso aplicável
d) Identificação da entidade reclamada
e) Descrição dos factos
f) Cópia da reclamação apresentada junto da entidade reclamada e comprovativo da data de apresentação da mesma
g) Resposta da entidade reclamada, caso exista.

As reclamações podem ser remetidas para a morada da ASF, Avenida da República, 76 - 1600-205 LISBOA, ou através do Portal do Consumidor.

Que outros meios existem à disposição do reclamante para reclamar?

Consulte que outros meios existem à sua disposição para reclamar na Política de Reclamações.

Outras informações importantes

Política de Reclamações da Santander Pensões
Política de Tratamento de Clientes
Código de Conduta do Grupo Santander
Declaração Recomendações Provedor